Apoie o DCM

VÍDEO: “Tudo o que eu falei deu certo”, diz Bolsonaro sobre a pandemia

Nesta quarta feira (02), o presidente Jair Bolsonaro afirmou ao chegar no Palácio da Alvorada que com relação a pandemia de covid-19, tudo o que ele falou “deu certo”.

“Eu não chutei nada na questão do vírus, tudo o que eu falei deu certo. Tudo. Quando eu falei da hidroxicloriquina para vocês, eu estudei, conversei. Por exemplo, na África, países da África. Muito comum malária. O cara chegava com malária e com Covid. Tomava hidroxicloroquina e se curava. Precisa ter muita inteligência para entender que a hidroxicloroquina, né, servia para duas causas? Daí alguns falavam que não tinha comprovação científica. Não tem para Covid. Mas não tem contraindicação para malária, para lúpus, entre outras questões e é usada a mais de 70 anos dentro do Brasil”.

O presidente cometeu diversos erros no combate à pandemia, como minimizar o vírus e dizer que era apenas uma “gripezinha”. Em diversos momentos, Bolsonaro descumpriu o isolamento social e apareceu em público sem máscara em meio a aglomerações.

O comportamento autoritário e negacionista de Bolsonaro acabou atingindo a troca de dois ministros da Saúde em plena pandemia: Luiz Henrique Mandetta e Nelson Teich.

Em março, o presidente afirmou que a quantidade de mortes por coronavírus não alcançaria a quantidade de mortes por H1N1 em 2019 (796). O Brasil já ultrapassou mais de 174 mil mortes em consequência da covid-19.

Confira abaixo o discurso de Bolsonaro: