Apoie o DCM

VÍDEO – Vereador bolsonarista ataca uso de pronome neutro: “Todes são minhas boles”

Juares Hoy, vereador de Canoas (RS). Foto: reprodução

O vereador Juares Hoy (PP), de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, publicou um vídeo usando uma camiseta com a frase “Todes são minhas boles”. Na publicação, ele criticou e zombou abertamente do pronome neutro, declarando que o recurso linguístico não deve ser aceito.

No material, o parlamentar justificou a peça como um presente da “comunidade do bem”. Ele afirmou: “Todes são as minhas boles. Não existe pronome neutro, é uma chacota, uma brincadeira de bom gosto. Eu vou ser sempre essa camiseta. Não existe linguagem neutra. Isso é um absurdo, o país não pode aceitar isso”. Na legenda, classificou a ação como uma brincadeira “saudável” que deixa claro seu posicionamento.

Enquanto alguns apoiadores aprovaram a postura, considerando-a uma crítica válida, outros usuários condenaram a atitude como desrespeitosa e promotora de intolerância.

Eleito em 2022 com um discurso alinhado à direita e em defesa do “cidadão de bem”, Hoy é conhecido por falas e posicionamentos polêmicos na Câmara Municipal de Canoas. O episódio da camiseta reforça seu perfil de confronto a pautas progressistas, especialmente as relacionadas a direitos LGBTQIA+ e diversidade.