Apoie o DCM

VÍDEO – Vereadora do PT é alvo de transfobia durante posse: “Sai fora traveco”

Filipa Brunelli, vereadora de Araraquara durante sua posse. Foto: reprodução

A posse do prefeito e dos vereadores de Araraquara, no interior de São Paulo, foi interrompida por vaias e ofensas transfóbicas durante o discurso da vereadora trans Filipa Brunelli (PT) na última quarta-feira (1º). A parlamentar declarou que faria oposição ao prefeito Dr. Lapena (PL), eleito “sustentado por uma ideologia conservadora, alinhada ao retrocesso e à defesa de figuras políticas violadoras de direitos humanos”, em referência ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). As declarações geraram reações hostis do público presente.

Durante sua fala, Brunelli foi alvo de gritos transfóbicos, incluindo o termo pejorativo “traveco”, e gestos de arma feitos por alguns presentes. A vereadora pediu intervenção ao presidente da Câmara, Rafael de Angeli (Republicanos), que solicitou respeito e garantiu o direito de manifestação dos parlamentares, como previsto no regimento interno. Mesmo assim, as vaias continuaram, obrigando Filipa a encerrar seu discurso de forma abrupta. “Meu compromisso é com o povo e estarei disposta a contribuir por uma cidade melhor, desde que isso não signifique sacrificar os direitos das minorias políticas”, afirmou.

Brunelli relatou à imprensa que nenhum outro vereador enfrentou interrupções durante a cerimônia e que seu discurso foi o único completamente desrespeitado. A vereadora solicitou gravações do Legislativo municipal para identificar os autores das ofensas, mas as câmeras captaram apenas parte da plateia. O gabinete também busca imagens feitas por celulares para reforçar a denúncia.

Veja o discurso de Filipa a partir da segunda hora da transmissão: 

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line