Apoie o DCM

VÍDEO: “Vou voltar para fazer as coisas melhor do que eu fiz”, diz Lula no JN

Lula relembra seu governo e explica como vai lidar com a economia caso eleito novamente. Foto: Reprodução

Ao falar sobre economia durante entrevista no Jornal Nacional, Lula lembrou de sua primeira gestão como presidente e afirmou: “Vou voltar para fazer as coisas melhor do que eu fiz”. William Bonner havia questionado o petista sobre seus planos para as finanças do país, já que o próximo presidente será “obrigado a lidar com uma bomba fiscal, um desequilíbrio das contas públicas enorme”.

O ex-presidente lembrou dos dados econômicos quando assumiu em sua primeira gestão, em 2003, com a inflação, desemprego, dívida ao FMI (Fundo Monetário Internacional) e a dívida pública do país.

“O que que nós fizemos? Primeiro, nós reduzimos a inflação para a meta, sabe, que era 4,5 durante todo o período de governo. Segundo, nós reduzimos a dívida pública de 60.4% para 39%. Nós fizemos uma reserva de 370 bilhões de dólares, e nós ainda emprestamos 15 bilhões para o FMI. Não sei se está lembrado disso. Além do que, nós fizemos a maior política de inclusão social que a história desse país conheceu”, lembrou o candidato.

Lula alegou que, caso vença as eleições, resolverá os problemas econômicos de uma forma “melhor” do que fez durante seu tempo na presidência.

“É assim que nós vamos governar esse país. Eu digo sempre, Bonner, que tem três palavras mágicas para governar o país. Três. A primeira delas é credibilidade. A segunda dela é previsibilidade. E a terceira é estabilidade. Você tem que garantir… primeiro que, quando você falar, as pessoas acreditam no que você fala. Quando você fala na previsibilidade, é porque ninguém pode ser pego de surpresa dormindo com mudança do governo. E a estabilidade é para você convencer, o governo cumprindo com sua tarefa, que os empresários privados do Brasil e os empresários estrangeiros, tenham condições e saibam que tem estabilidade para fazer investimento aqui dentro”, explica.

“Eu vou voltar a governar esse país, se o povo assim permitir, para fazer as coisas melhor do que eu fiz. A minha obsessão, Bonner, a minha obsessão, um homem de 76 anos de idade, que digo todo dia que tenho energia de 30, de voltar a governar esse país é porque eu acho que é possível recuperar, sabe, esse país, a economia voltar a crescer, a gerar empregos, a gerar melhoria nas condições de vida das pessoas”, prosseguiu. Veja:

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link