Apoie o DCM

VÍDEO: Xuxa admite erro em música “Brincar de Índio” após invertida de IA

Xuxa Meneghel durante a 7ª edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial. Foto: Reprodução

A apresentadora Xuxa Meneghel participou no domingo (26) da 7ª edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial, do Instituto Identidades Brasil (ID_BR). A artista foi uma das convidadas especiais do evento, que premia pessoas, iniciativas e organizações que trabalham pela igualdade racial.

Durante a apresentação, Xuxa foi questionada pela inteligência artificial (IA) antirracista do ID_BR, Deb, sobre um de seus grandes sucessos, “Brincar de Índio”. “Eu vi uns vídeos de você toda fantasiada de indígena cantando frases do tipo: ‘índio fazer barulho, uh’. Achei um tanto inapropriado, você quer que eu te explique o porquê?”, comentou Deb.

“Atualmente, entendemos que o termo ‘indígena’ é mais adequado, porque ‘índio’ generaliza os povos originários. Foi só um termo que os colonizadores deram em um total desprezo com as culturas e línguas que já estavam aqui. Indígenas não fazem barulho. Indígenas são mais de 300 povos que falam várias línguas e tem várias formas de expressões de suas etnias que precisamos aprender”.

A artista, visivelmente sem graça, reconheceu os erros em suas performances antigas. Ainda durante o evento, Xuxa perguntou se é errado querer ter nascido negra e levou uma invertida da IA.

Veja o vídeo:

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link