VÍDEO: Xuxa admite erro em música “Brincar de Índio” após invertida de IA

A apresentadora Xuxa Meneghel participou no domingo (26) da 7ª edição do Prêmio Sim à Igualdade Racial, do Instituto Identidades Brasil (ID_BR). A artista foi uma das convidadas especiais do evento, que premia pessoas, iniciativas e organizações que trabalham pela igualdade racial.
Durante a apresentação, Xuxa foi questionada pela inteligência artificial (IA) antirracista do ID_BR, Deb, sobre um de seus grandes sucessos, “Brincar de Índio”. “Eu vi uns vídeos de você toda fantasiada de indígena cantando frases do tipo: ‘índio fazer barulho, uh’. Achei um tanto inapropriado, você quer que eu te explique o porquê?”, comentou Deb.
“Atualmente, entendemos que o termo ‘indígena’ é mais adequado, porque ‘índio’ generaliza os povos originários. Foi só um termo que os colonizadores deram em um total desprezo com as culturas e línguas que já estavam aqui. Indígenas não fazem barulho. Indígenas são mais de 300 povos que falam várias línguas e tem várias formas de expressões de suas etnias que precisamos aprender”.
A artista, visivelmente sem graça, reconheceu os erros em suas performances antigas. Ainda durante o evento, Xuxa perguntou se é errado querer ter nascido negra e levou uma invertida da IA.
Veja o vídeo:
INDIO FAZER BARULHO? NADA DISSO! Inteligência artificial explica a Xuxa que a música “Brincar de Índio” é problemática pois reproduz estereótipos e caricaturas sobre a cultura indígena, reduzindo a diversidade e complexidade desses povos a uma brincadeira simplista. #Xuxa pic.twitter.com/mgaT2lytTg
— Xuxa Xou (@xuxaxou_) May 27, 2024