VÍDEO – Youtuber desmascarou astronauta fake: “Tudo Invenção”

O canal Space Orbit, no YouTube, comentou a polêmica envolvendo Laysa Peixoto, que se apresentava como astronauta e pesquisadora da NASA. Pedro Pallotta, criador do canal, afirmou que a jovem não possui vínculo com a agência espacial americana nem com instituições como a UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Harvard ou Columbia: “Tudo o que ela fala ou é invenção ou um exagero grotesco”.
Na avaliação das alegações de Laysa, a equipe do canal analisou registros públicos, sites oficiais e documentos sobre os supostos projetos e instituições associadas à jovem. Descobriu-se que ela não concluiu o curso de física na UFMG e que os programas citados, como o Mission Concept Academy e o L’Space, são apenas atividades educacionais. “Criou-se uma falsa esperança nas pessoas, com a ideia de que teríamos uma astronauta brasileira na Nasa”, disse Pedro.
A inclusão do nome da jovem na lista Forbes Under 30 também foi desmistificada pelo youtuber, que revelou a possibilidade de pagamento para integrar a seleção: “Relevância zero”.