VÍDEO – Zambelli diz que está desaprendendo a falar português e país agradece

A deputada licenciada Carla Zambelli (PL-SP), presa na Itália, participou por videoconferência da Comissão de Constituição e Justiça da Câmara nesta quarta-feira, onde afirmou enfrentar dificuldades para se expressar em português. “Estou muito tempo sem falar português porque não tenho ninguém aqui para falar e tem termos que não lembro”, disse durante interrogatório do relator Diego Garcia (Republicanos-PR).
Zambelli descreveu condições da prisão: “Essa semana acabei de mudar de cela. A porta fica meio aberta e dá para conversar com outras pessoas. Agora, estou fazendo aulas de alfabetização em italiano”. Ela também relatou problemas de saúde: “Estou com uma crise de fibromialgia muito forte e aqui eles só têm ibuprofeno. Eu usava morfina no Brasil”.
A parlamentar criticou o ministro Alexandre de Moraes, responsável por sua condenação no STF: “Eu não estou foragida, estou exilada. Estou em prisão administrativa, não por um crime que cometi aqui na Itália”. Sobre relatório da Polícia Federal, alegou problemas de memória: “Como estou aqui na prisão há 56 dias, minha memória não alcança”.
Zambelli está afastada do mandato desde que pediu licença de 127 dias, concedida pelo presidente da Câmara Hugo Motta. A decisão sobre cassação dependerá de votação no plenário, exigindo maioria absoluta.
Veja os momento das falas: