Apoie o DCM

VÍDEOS: Boi Caprichoso dá show na primeira noite do Festival de Parintins

Apresentação do Boi Caprichoso no Festival de Parintins. Foto: reprodução

O Boi Caprichoso transformou o Bumbódromo em um palco de resistência e ancestralidade com sua primeira apresentação da temática “É Tempo de Retomada”. O espetáculo, aberto pelo ato “Amypaguana, a Retomada pelas Lutas”, celebrou as culturas originárias e confrontou o legado colonial.

O pajé Erick Beltrão e a cunhã-poranga Marciele Munduruku lideraram uma emocionante celebração indígena, enquanto o apresentador Edmundo Oran chegou no módulo aéreo em forma de arara azul, marcando o início da festa.

O amo do boi, Caetano Medeiros, roubou a cena ao entoar versos em meio ao público, exaltando a trajetória do boi preto. A lenda de Yurupari, que retratou a desconstrução da visão demonizada imposta pelos colonizadores, foi um dos momentos mais impactantes.

Com uma alegoria de 40 metros que se transformou em lua para a entrada de Marciele Munduruku, o Caprichoso levou o público ao delírio. “Foi uma retomada do nosso Legislador, livre das distorções históricas”, explicou um integrante do bumbá.