VÍDEOS: Manifestantes invadem residência presidencial durante protestos no Sri Lanka

Neste sábado (9), manifestantes invadiram a residência oficial do presidente do Sri Lanka em Colombo. Mais de 100 mil pessoas participaram de um protesto no local pedindo que o líder, Gotabaya Rajapaksa, renuncie ao cargo por causa da crise econômica que se instaurou no país.
Um canal de televisão local exibiu o momento em que populares entraram na casa de Rajapaksa, onde ficam seu escritório e sua residência, depois de romper os cordões de segurança colocados pela polícia. Nos registros que circulam na web é possível ver os manifestantes que adentraram o local com bandeiras do país, ao som dos gritos de quem ficou do lado de fora.
O país asiático está passando pela maior crise financeira de sua história e a população está com dificuldades de comprar alimentos, remédios e combustível. Por esse motivo, milhares de pessoas foram às ruas nos últimos meses, exigindo a renúncia dos líderes do país, acusados de má gestão econômica.
Em várias cidades, incluindo a capital comercial Colombo, as filas para comprar combustíveis duravam horas e muitas vezes os habitantes entravam em conflito com policiais enquanto esperavam. Agora, porém, o combustível foi limitado aos serviços essenciais, os pacientes não conseguem chegar aos hospitais e as escolas pararam de funcionar.
À CNN, autoridades de segurança locais disseram que Rajapaksa não está em sua residência e foi transferido para outro lugar.
Já o primeiro-ministro Ranil Wickremesinghe disse que o país entrou em negociações com o Fundo Monetário Internacional (FMI) para reviver a economia. Nos últimos dias ele disse ao parlamento que as negociações com o FMI foram “difíceis”, pois eles entraram na discussão como um país “falido”, em vez de um país em desenvolvimento.
Confira alguns vídeos do momento em que manifestantes invadem a residência presidencial durante protestos no Sri Lanka:
O momento hj de manhã em q os manifestantes invadiram o palácio presidencial no Sri Lanka. O presidente fugiu, deixando vago o cargo. O país, completamente na falência, não tem recursos p/a manutenção dos serviços mais básicos. Situação completamente caótica. pic.twitter.com/LvYZQZSzyL
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 9, 2022
Manifestantes invadindo o palácio presidencial do Sri Lanka hj de manhã. A crise econômica lançou o país na falência, c/o governo sem recursos nem sequer p/os serviços mais básicos. O presidente fugiu. pic.twitter.com/jUD28O56ag
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 9, 2022
Situação totalmente caótica no Sri Lanka por causa da crise econômica. O PM do país disse q o país está falido e o presidente fugiu p/local incerto hj de manhã após a multidão cercar a residência oficial. Recolher obrigatório nas principais cidades. pic.twitter.com/iSkrK05wUH
— Hoje no Mundo Militar (@hoje_no) July 9, 2022
❗?? Atenção crise no Sei Lanka
O presidente do Sri Lanka, Gotabaya Rajapaksa, teria conseguido fugir de um mar de manifestantes furiosos que invadiram a residência presidencial, segundo disseram fontes de segurança à agência de notícias AFP. pic.twitter.com/6IzdBOD1r2
— Notícias e Guerras (@NoticiaeGuerra) July 9, 2022