VÍDEOS mostram estrago de deslizamento que deixou 2 mil soterrados em Papua-Nova Guiné

Um vilarejo em Papua-Nova Guiné sofreu um deslizamento gigantesco de terra e ficou completamente destruído no fim de semana. Yambali, que fica na encosta de uma clina na província de Enga, foi arrasado após parte do Monte Mongalo desabar na última sexta (24).
A tragédia soterrou mais de 2 mil pessoas, segundo a ONU (Organização das Nações Unidas). Inicialmente, o organismo internacional divulgou que a estimativa era de 670 vítimas, mas o número cresceu rapidamente neste domingo (26).
As pessoas dormiam no momento da tragédia e diversas casas foram destruídas. Somente seis corpos foram encontrados desde o deslizamento e o número oficial de vítimas deve aumentar, já que os esforços de resgates devem se estender pelos próximos dias.
A entidade internacional ainda afirmou que quase 250 casas nas proximidades foram esvaziadas e que as equipes aguardam a chegada de equipamentos pesados e escavadeiras. Papua-Nova Guiné tem registrado vários terremotos, inundações e deslizamentos desde o início de 2024.
Vídeos mostram o estrago causado pelo deslizamento no vilarejo. Veja:
?
⚠️?QUEBRANDO – Papua Nova Guiné estima 'mais de 2.000 pessoas' enterradas sob os escombros após o deslizamento de terra de sexta-feira pic.twitter.com/Smp1anpt3q
— O Despertar?? ? (@AnnaMonteiroAn1) May 27, 2024
?? | Terremoto em Papua Nova Guiné causou deslizamento de terra que deixou mais de 670 mortos segundo a ONU.
Imagens devastadoras: pic.twitter.com/wp0kNv3tfB
— Alerta Mundo (@AlertaMundo_) May 27, 2024
PAPUA NOVA GUINÉ | O deslizamento ocorreu na madrugada de sexta-feira (24), por volta das 3h, na província da Enga, no centro do país, e pegou de surpresa os moradores da aldeia de Kaokalam, segundo as autoridades locais.
Leia: https://t.co/o4POF4kdvB pic.twitter.com/0rVYdaKrZN
— Agência Brasil (@agenciabrasil) May 27, 2024