Apoie o DCM

VÍDEOS: Terremoto de magnitude 7,3 no Alasca gera alerta de tsunami

Imagem do Alaska Earthquake Center mostra áreas em vermelho sob risco elevado de inundação em Sand Point, após alerta de tsunami provocado por terremoto de magnitude 7,3 registrado na região – Foto: Reprodução

Nesta quarta-feira (16), um terremoto de magnitude 7,3 atingiu o Alasca, com profundidade de 36,4 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O tremor foi registrado na costa sul do estado e gerou a emissão imediata de um alerta de tsunami. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) orientou que moradores deixem áreas próximas ao litoral e se dirijam para locais mais altos e afastados da costa.

“Ondas fortes e incomuns, correntes e inundações no interior podem afogar ou ferir pessoas e enfraquecer ou destruir estruturas em terra e na água”, alertou o NWS. A recomendação é evitar o mar, pois as correntes provocadas pelo tsunami podem ser perigosas mesmo que não haja inundações significativas. A presença de detritos flutuantes ou submersos também representa risco para quem estiver em regiões próximas à água.

O alerta de tsunami permaneceu ativo até as 17h (horário local), com monitoramento contínuo das autoridades. Os terremotos são medidos pela escala Richter, criada em 1935, que calcula a magnitude com base nas ondas sísmicas. Um tremor de magnitude 7 é considerado de grande intensidade, com potencial para provocar danos estruturais e riscos à população em áreas próximas ao epicentro.