VÍDEOS: Terremoto de magnitude 7,3 no Alasca gera alerta de tsunami

Nesta quarta-feira (16), um terremoto de magnitude 7,3 atingiu o Alasca, com profundidade de 36,4 km, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos. O tremor foi registrado na costa sul do estado e gerou a emissão imediata de um alerta de tsunami. O Serviço Nacional de Meteorologia (NWS) orientou que moradores deixem áreas próximas ao litoral e se dirijam para locais mais altos e afastados da costa.
“Ondas fortes e incomuns, correntes e inundações no interior podem afogar ou ferir pessoas e enfraquecer ou destruir estruturas em terra e na água”, alertou o NWS. A recomendação é evitar o mar, pois as correntes provocadas pelo tsunami podem ser perigosas mesmo que não haja inundações significativas. A presença de detritos flutuantes ou submersos também representa risco para quem estiver em regiões próximas à água.
O alerta de tsunami permaneceu ativo até as 17h (horário local), com monitoramento contínuo das autoridades. Os terremotos são medidos pela escala Richter, criada em 1935, que calcula a magnitude com base nas ondas sísmicas. Um tremor de magnitude 7 é considerado de grande intensidade, com potencial para provocar danos estruturais e riscos à população em áreas próximas ao epicentro.
🚨 Just In ::: Water is receding in multiple portions of Alaska after 7.2 Magnitude Earthquake struck prompting a Tsunami warning
This is the first stage of a Tsunami
Seward Alaska population being moved to higher grounds pic.twitter.com/UcOw2CNLSK
— Culture War Report (@CultureWar2020) July 16, 2025
#ÚLTIMAHORA 🚨 Sirenas de alerta por #tsunami inminente en las costas de #Alaska. En algunas áreas el agua comienza a retirarse tras el #terremoto de 7'2.#seísmo #sismo #earthquake pic.twitter.com/59nWMdLj3B
— eSPAINews (@eSPAINews_) July 16, 2025