Vinculado ao coronavírus, mal de Kawasaki ataca crianças e assusta médicos na França

Do FranceTVinfo:
Estes são apenas alguns casos, mas eles dão suores frios a alguns pais. Médicos de vários países, incluindo França, Reino Unido, Espanha e Itália, relataram nos últimos dias o aparecimento de casos de crianças com patologias graves até insuficiência cardíaca. Na França, existem “mais de vinte” na região de Paris, e alguns outros no resto do país, informou a AP-HP na quinta-feira, 30 de abril. No dia anterior, na Franceinfo, o ministro da Saúde, Olivier Véran, disse que levava esses relatórios “muito a sério” e pedia a coleta “do máximo de dados possível”.
Os sintomas sugerem uma forma atípica de uma patologia infantil rara, mas conhecida: doença de Kawasaki. Mas algumas das crianças afetadas também foram positivas para o Covid-19: esse é mesmo o caso de todos os testados pelo AP-HP em Ile-de-France. Uma descoberta que questiona um possível vínculo, ainda não confirmado, entre os sintomas e o coronavírus.
Por que de repente estamos falando de uma nova doença que afeta crianças?
O assunto está surgindo há alguns dias, após alertas simultâneos em vários países. No Reino Unido, a Pediatric Critical Care Society revelou (PDF) na segunda-feira que havia recebido um alerta dos serviços de saúde sobre “um ligeiro aumento no número de crianças doentes em estado crítico” apresentando “um quadro clínico incomum “, que combina sinais da síndrome do choque tóxico, uma forma” atípica “da doença de Kawasaki e do Covid-19. O ministro da Saúde do Reino Unido, Matt Hancock, disse estar “muito preocupado” e disse que as autoridades de saúde estão investigando o assunto.
(…)