Apoie o DCM

Virada de Bolsonaro é quase impossível e debate não será decisivo, diz Lavareda

O cientista politico Antonio Lavareda – Foto: Reprodução

O cientista político e presidente do Conselho Científico do Ipespe, Antonio Lavareda, afirmou que é improvável que o presidente Jair Bolsonaro (PL) consiga uma virada contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno das eleições neste domingo (30).

Para Lavareda, as pesquisas já sinalizaram uma vitória do ex-presidente petista: “É muito difícil, praticamente impossível, haver inversão na última semana de uma eleição de 2º turno. Pesquisas assinalaram um avanço, uma recuperação da margem do Lula sobre Bolsonaro. Na média das pesquisas a diferença de Lula é de 5,8 [pontos percentuais]. Essa diferença era menor, 5,2, na semana passada. Arredondando, isso significa um ponto”.

Além disso, ele destacou que nem mesmo o debate desta sexta-feira (28), transmitido pela TV Globo, conseguirá mudar o cenário para o chefe do Executivo.

“Tem debate, vai ter alguma influência e não sabemos o desfecho, mas não acredito, pela história da influência dos debates, que ele venha a ser decisivo. A última vez que um debate influenciou foi em 2006. O Lula não compareceu e isso o prejudicou”, disse. “Segundo analistas, isso foi responsável por levá-lo ao segundo turno”.

O cientista político também apontou como deve ser a apuração de domingo e comentou que a abstenção deve aumentar cerca de 1%, mas afirmou que todas pesquisas estão levando isso em conta.

“Se tivéssemos o mesmo padrão do 1º turno, teríamos uma dianteira de Bolsonaro expressiva no início, superior a 20 pontos válidos, com isso diminuindo ao longo do tempo. Em uma hora e meia, menos de duas horas, Lula empataria e eventualmente ultrapassaria conforme dados da pesquisa”, afirmou. “Mas em 2018 isso foi diferente. Primeiro já chegaram 60% das urnas apuradas. Com um percentual desse, já teremos votos do Nordeste, e a distância não vai estar tão grande”.

“Esse fato, junto com a realidade de não ter voto útil, contribui para que pesquisas se aproximem bastante, quando não coincidam, com o resultado no 2º turno”.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link