Viraliza foto de Pelé engajado na campanha “Diretas Já”

A foto de Pelé com a camisa da campanha “Diretas Já” viralizou neste domingo (25) nas redes sociais. No Twitter, a foto começou a repercutir na noite de sábado (24) e foi parar nos assuntos mais comentados da plataforma.
A fotografia em questão foi captada no Complexo PPG (Pavão, Pavãozinho Cantagalo) no Rio de Janeiro em 1984, pelo fotógrafo Ronaldo Kotscho, da Revista Placar. A ideia da foto veio de uma junção de forças do fotógrafo Alemão e do Rei do Futebol, que visava estampar revistas e mostrar o apoio do craque à redemocratização. A imagem foi capa do então principal periódico esportivo do país.
Apesar da imagem ter sido divulgada internacionalmente e ter chamado atenção na época, ela é pouco falada, já que Pelé nunca teve engajamento político significativo.
Na web, internautas levantaram a questão e foram em busca de dizer ou não se o ex-jogador de fato falou sobre o assunto ou se foi apenas um ‘momento vago’ de sua vida.
“Política se faz com e sem a bola. Com a bola, o rei do futebol parou duas guerras na África, decretou feriado no México. Sem a bola, com a camisa amarelinha e escudo da CBF pedindo DIRETAS JÁ e a redemocratização do país. Essa é pra quem diz que o Rei Pelé nunca se posicionou!”, defendeu um usuário.
Confira alguns tuítes:
Política se faz com e sem a bola. Com a bola, o rei do futebol parou duas guerras na África, decretou feriado no México. Sem a bola, com a camisa amarelinha e escudo da CBF pedindo DIRETAS JÁ e a redemocratização do país. Essa é pra quem diz que o Rei Pelé nunca se posicionou! pic.twitter.com/WBvDaBk6TP
— Gabriel Siqueira (@Gabrielpsg19) December 24, 2022
Pelé com a camisa das Diretas Já, pró abertura democrática, anos 80.
A foto foi no Complexo PPG (Pavão, Pavãozinho Cantagalo) no RJ.
A imagem é pouquíssimo divulgada pois Pelé ficou marcado por ser alguém sem engajamento político.
by @joelpaviotti pic.twitter.com/ORdeVY9yiU— NILTON FERNANDO NEWS (@nilnews) December 25, 2022
Pelé pode ter sido omisso em não criticar atrocidades da Ditadura Empresarial Militar, mas parece que tentou se redimir ao apoiar as Diretas já. pic.twitter.com/47QRCFeeZq
— Crônicas de um historiador. (@ProfessorLuizC2) December 25, 2022
Política se faz com e sem a bola.
Com a bola, o rei do futebol parou duas guerras na África e decretou feriado no México.
Sem a bola, com a camisa amarelinha e escudo da CBF pedindo DIRETAS JÁ e a redemocratização do país.
Essa é pra quem diz que o Rei Pelé nunca se posicionou!? pic.twitter.com/zjGvpBAjeJ— Na Mira do Repórter. (@BrasilPost13) December 25, 2022