Apoie o DCM

Vítima de líder do Santo Daime narra abusos em igreja espiritual: “Violada, explorada e humilhada”

Paulo Roberto Silva e Souza, conhecido como Padrinho Paulo. Foto: reprodução

A estadunidense Maria del Castilho, de 45 anos, descreveu em carta ao Conselho de Anciãos do Santo Daime os abusos que diz ter sofrido em 2007 pelo líder Paulo Roberto Silva e Souza, o Padrinho Paulo Roberto. “Que as mulheres — especialmente as novatas — sejam protegidas”, pede ela no documento obtido pelo Globo. A vítima estava no Rio para um trabalho na igreja Céu do Mar quando o episódio ocorreu.

Ela relatou que, após seu último trabalho no Brasil, o líder a chamou para uma conversa privada em seu escritório à noite. “Durante nossa conversa, perguntei quem ele era. Ele disse que não poderia me explicar em palavras e que teria de me mostrar”, contou Maria. O homem então a puxou e a segurou fortemente, esfregando suas costas com o rosto encostado em seu pescoço.

“Eu me senti perturbada e virei de costas para ele. Ele, então, começou a massagear minhas costas e meus ombros. Isso me deixou extremamente desconfortável e eu disse isso a ele”, narrou a estadunidense. O líder teria dito que estava apenas tentando enviar amor. O MP-RJ pediu a prisão preventiva do acusado por crimes contra outra mulher.

“Me senti violada, explorada, humilhada e carregada com uma energia sexual sombria da qual não consigo me livrar”, resumiu.