Apoie o DCM

Vítimas de xenofobia, brasileiros são a maior comunidade de imigrantes em Portugal

Estrangeiros e brasileiros em protesto do Comitê dos Imigrantes de Portugal em Lisboa . Foto: Divulgação/CIP

Os brasileiros mantêm sua posição como a principal comunidade imigrante em Portugal, representando 35% do total de estrangeiros residentes, de acordo com dados da Agência para a Integração de Migrantes e Asilo (Aima) divulgados em 2023.

Esse percentual representa um aumento de cerca de cinco pontos em relação ao ano anterior. A comunidade angolana segue em segundo lugar, com 5,3%, seguida pela cabo-verdiana, britânica, indiana, italiana, guineense, nepalesa, chinesa e francesa, todas com percentuais menores.

O cenário migratório em Portugal, no entanto, ainda deve passar por alterações em 2024 com a realização de uma força-tarefa para regularizar a situação de aproximadamente 350 mil imigrantes com processos pendentes do extinto Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF).

A operação, prevista para iniciar em dois meses, depende da conclusão de várias etapas, incluindo o desenvolvimento do sistema digital e a realização de concursos públicos.

“A expectativa é de que até ao final deste semestre seja possível colocar em funcionamento essas peças e ter uma capacidade de resposta muito superior. E que possa ser alargado até ao final do ano, para garantir que temos isto a funcionar em pleno na capacidade de resposta à pendência”, acrescentou.

Chegamos ao Blue Sky, clique neste link
Siga nossa nova conta no X, clique neste link
Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link