Viúvo de Gilberto Braga aponta a pior mudança feita no remake de “Vale Tudo”

O decorador Edgar Moura Brasil, viúvo do autor Gilberto Braga (1945–2021), criticou duramente o remake da novela “Vale Tudo”, exibido pela Globo e adaptado por Manuela Dias. Edgar afirmou que a nova versão “não teve nenhum respeito” pela obra original e disse que ela foi “destruída”. Segundo ele, a trama perdeu o tema central — a reflexão sobre a honestidade no Brasil — e apresentou personagens incoerentes. Com informações colunista Mônica Bergamo, da Folha.
Edgar apontou a transformação de Odete Roitman como a pior mudança feita pela roteirista. “Uma personagem tão rica virou uma louca, inconsequente, praticamente uma serial killer ninfomaníaca”, declarou. Para o decorador, a vilã criada por Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Bassères era complexa e humana dentro de sua maldade, “jamais deixaria um filho morrer nem viver em uma choupana”. Ele também afirmou que Gilberto “jamais teria construído personagens tão tacanhos e incoerentes”.
O viúvo viveu 48 anos com Gilberto Braga e afirmou que o autor, se vivo, “não teria gostado nada” do remake. Para ele, faltou “talento, humildade e refinamento” a Manuela Dias para lidar com uma obra de tamanha importância. Edgar, que hoje é casado com o advogado Cristhian Vieira, também moveu uma ação contra a Globo por valores pendentes referentes ao último salário do companheiro, mas preferiu não comentar o processo.