“Vivona”: internautas questionam se Japinha do CV realmente foi morta

A morte de Penélope, conhecida como “Japinha do CV”, durante a megaoperação policial nos complexos da Penha e do Alemão, no Rio de Janeiro, tem sido questionada nas redes sociais. Após sua foto com o rosto desfigurado circular online, internautas começaram a levantar dúvidas sobre a autenticidade da informação, e perfis falsos começaram a se multiplicar, afirmando que ela estaria viva.
Nos últimos dias, diversas contas com a imagem da chamada “musa do crime” foram criadas em redes para espalhar desinformação, pedir doações via Pix e até promover casas de apostas. Alguns desses perfis se passam por familiares da jovem. Em um deles, a suposta “Japinha” escreveu: “Boa noite, galera. Tá todo mundo falando que eu morri, mas eu não morri. Vou me pronunciar daqui a pouco.”
Segundo as investigações, Penélope atuava na linha de frente do Comando Vermelho, responsável por proteger rotas de fuga e pontos de venda de drogas. Ela foi encontrada morta próximo a um dos acessos principais da comunidade, vestida com roupa camuflada e colete tático.
Policiais afirmam que ela resistiu à abordagem e foi atingida por disparos de fuzil na cabeça. Momentos antes de morrer, Penélope enviou uma mensagem de “oi” a uma amiga e fez uma chamada de vídeo durante o tiroteio. A chamada durou cerca de três minutos.
