Você deve morrer antes dos 100 anos se nasceu em 1939, diz estudo; entenda

Um estudo publicado na revista Proceedings of the National Academy of Sciences apontou que pessoas nascidas após 1939 provavelmente não chegarão aos 100 anos de idade. A pesquisa analisou dados de 23 países de alta renda e baixa mortalidade e concluiu que o aumento da expectativa de vida desacelerou de forma significativa. Enquanto entre 1900 e 1938 a longevidade crescia cerca de cinco meses e meio a cada geração, para os nascidos entre 1939 e 2000 esse avanço caiu para apenas dois a três meses.
“Se as gerações atuais seguissem a mesma tendência observada na primeira metade do século XX, alguém nascido em 1980, por exemplo, poderia esperar viver até os 100 anos”, explicou José Andrade, pesquisador do Instituto Max Planck de Pesquisa Demográfica (MPIDR). Segundo ele, o declínio está relacionado ao fato de que, no passado, houve grande redução da mortalidade infantil e avanços médicos que impulsionaram a longevidade. Hoje, esses ganhos já não têm o mesmo impacto.
Os cientistas usaram seis métodos diferentes de previsão de mortalidade, incluindo o World Population Prospects da ONU, e observaram que a taxa de aumento na expectativa de vida caiu entre 37% e 52%. Para os pesquisadores, mesmo que a sobrevivência de adultos e idosos melhore além do esperado, os ganhos não serão suficientes para repetir o ritmo de crescimento da primeira metade do século XX.