Você lava o carro o tempo todo? Psicologia revela o que isso diz sobre você

Lavar o carro com frequência pode ir além de uma simples preocupação estética. Segundo estudos na área da psicologia, esse hábito pode refletir características profundas da personalidade. A especialista Gemma García-Soriano, da Universidade de Valência, aponta que pessoas que mantêm o carro sempre limpo costumam ter uma forte necessidade de controle, ordem e perfeccionismo. “A sujeira e a desordem podem causar desconforto em algumas pessoas, e o ato de limpar se torna uma forma de aliviar essa tensão”, explicou.
Outro estudo da Associação Espanhola de Psicologia Clínica e Psicopatologia complementa que manter o carro limpo pode ser uma forma de projetar responsabilidade e atenção aos detalhes. “Assim como em outros hábitos de limpeza, lavar o carro repetidamente pode proporcionar uma sensação de controle sobre um aspecto do ambiente pessoal”, afirma o levantamento. A lavagem frequente também pode ser resultado de ensinamentos familiares que valorizam a ordem e os cuidados pessoais desde cedo.
Por outro lado, deixar o carro sujo com frequência pode sinalizar baixa autoestima, desorganização e até níveis elevados de estresse. Embora esses comportamentos possam indicar traços emocionais, a especialista destaca que nem todo cuidado exagerado deve ser patologizado. Em muitos casos, manter o carro limpo pode ser apenas uma atividade prazerosa ou relaxante para quem gosta de cuidar do próprio veículo.