Apoie o DCM

Volkswagen teve lealdade irrestrita e colaborou com a ditadura, diz MPF em relatório

Da Coluna de Mônica Bergamo na Folha:

Volkswagen na ditadura. Foto: Reprodução

O Ministério Público Federal de SP divulgará nesta quarta (31) o relatório completo da investigação sobre a colaboração da Volkswagen do Brasil com a ditadura. A publicidade coincide com o aniversário do golpe militar de 1964.

“A Volkswagen foi irrestritamente leal ao governo militar e compartilhou seus objetivos econômicos e de política interna”, diz um dos trechos do relatório. Entre outras coisas, ela liderou “um movimento de empresas em cooperação com órgãos de repressão estatais para impedir a contratação de funcionários envolvidos com demandas trabalhistas e políticas”.

As apurações foram feitas em conjunto com o Ministério Público do Estado de SP (MP/SP) e o Ministério Público do Trabalho (MPT).

(…)