Volkswagen é detonada por apoio à ditadura após usar Elis Regina e Belchior em comercial

A Volkswagen está sendo criticada nas redes após lançar propaganda em que mostra Elis Regina, criada por inteligência artificial, cantando “Como nossos país” com a filha, Maria Rita. A peça é uma campanha da empresa para comemorar os 70 anos da empresa no Brasil.
Internautas lembram que a Volkswagen apoiou a ditadura no país e ironizam que a montadora usou a música criada por Belchior na década de 1970 justamente com críticas ao regime militar.
Um relatório feito pelo Ministério Público Federal (MPF) e divulgado em 2021 concluiu que a Volkswagen delatava funcionários “suspeitos de atividades consideradas subversivas” ao regime militar. A empresa chegou a entregar nome, fotos e informações sobre trabalhadores à polícia no período.
Por isso, internautas criticam a empresa por fazer uso da música na propaganda e ignorar seu passado sombrio. Usuários do Twitter ainda criticam usar imagens de Elis Regina, morta em 1982, para vender carros.
Veja a repercussão:
Muito linda a propaganda.
Mas não deixo de pensar que ela age como uma tentativa de despolitização da letra da música.
Como Nossos Pais foi composta como uma crítica à ditadura militar e a quem não lutava contra ela. A Volkswagen apoiou a ditadurapic.twitter.com/xBAuJ1Xg12— pollycarbonara (@pollycarbonato) July 4, 2023
1. A Volks tinha laços estreitíssimos com a ditadura.
2. Elis, Belchior e a música do anúncio eram símbolos da luta contra o regime.
3. A porra da música é uma crítica a sermos “como nossos pais”, caralho.
4. Tudo isso pra vender uns Polo?
Uma bosta. https://t.co/SGxhqGRDq4
— Guilérme (@oguiarcanjo) July 4, 2023
É bonitinha a propaganda, mas continua sendo propaganda, não sejamos inocentes. Por essas e outras que hoje eu agradeço por não ter seguido no mercado da publicidade.
— Paulo Aranã (@pauloarana.bsky.social) (@PauloArana) July 4, 2023
desculpa ser chato.
A canção de Belchior é um hino contra Ditadura Militar.
A Volkswagen literalmente financiou a Ditadura Militar.a propaganda ficou linda mesmo e pra mim aí tá justamente aí o problema. Mas foda-se né? Vamos consumir ?
— Normose (@Normose_) July 4, 2023
A gente vive num Black Mirror, né?
"Como Nossos Pais" foi escrita pelo Belchior para falar sobre o conflito de gerações acentuado pela ditadura militar. Ditadura essa que teve apoio livre da Volkswagen — a empresa que hoje, com deepfake, desenterra Elis Regina para "cantar". https://t.co/q2paaURrW8
— Alice Priestly ? (@AlicePriestly) July 4, 2023
A Volkswagen que ativamente colaborou com a ditadura usando o cadáver da Elis Regina pra vender carro e vocês "ain que lindo :3"
Capitalismo não só mata como também humilha
— Excelentíssima Barangurte Nova Senadora do Paraná (@_Barangurte) July 4, 2023