Apoie o DCM

“Vou te colocar no tronco”: médica é denunciada por injúria racial no Rio de Janeiro

A Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro, localizada em Laranjeiras, Zona Sul da cidade. Imagem: reprodução.

O Ministério Público do Rio de Janeiro denunciou Evelise Pochmann da Silva, médica da Maternidade Escola da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), por injúria racial contra a auxiliar de enfermagem Iracilda Floriano. O caso ocorreu no dia 1º de abril de 2024, em Laranjeiras, local em que fica a unidade.

Segundo o depoimento de Iracilda, a médica teria proferido comentários racistas enquanto mexia em prontuários, incluindo: “Vai trabalhar como, vai lavar? Vai passar? Eu vou te colocar no tronco”, repetindo a última expressão duas vezes. Abalada, a vítima relatou o ocorrido à chefe de enfermagem do plantão, que confirmou o estado emocional da colega e mencionou outros episódios preconceituosos atribuídos à médica.

Evelise, por sua vez, alegou que a auxiliar teve uma atitude agressiva e negou as acusações. Ela afirmou que os prontuários estavam incompletos e que teria oferecido ajuda na organização. Segundo a médica, nenhum procedimento disciplinar foi instaurado pela UFRJ.

O Ministério Público destacou que Evelise ofendeu a dignidade da vítima, com alusão a períodos de escravidão e reforçando estereótipos racistas. “Proferiu palavras preconceituosas, injuriou uma mulher negra, ofendendo-lhe a dignidade, com o inequívoco propósito de atingir a honra da vítima, que estava em seu local de trabalho durante o atendimento de paciente, afirmou o promotor Alexandre Themístocles.

Iracilda contou que registrou uma reclamação na ouvidoria da UFRJ, mas que não teve andamento. A defesa da médica não se manifestou. A UFRJ ainda não se pronunciou sobre o caso.

Conheça as redes sociais do DCM:

Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line