Apoie o DCM

Vulcão “zumbi” corre risco de entrar em erupção na Bolívia após 250 mil anos inativo

Vulcão Uturuncu, na Bolívia, é visto sob céu alaranjado; formação andina pode entrar em erupção após 250 mil anos inativo, segundo estudo recente – Foto: Reprodução

O vulcão Uturuncu, na Cordilheira dos Andes, na Bolívia, pode estar despertando após 250 mil anos inativo. Desde os anos 1990, cientistas observam tremores e nuvens de gás na região. Um estudo publicado em abril revelou que o solo ao redor do vulcão está se deformando, com a parte central subindo e as bordas afundando, o que acendeu o alerta sobre uma possível erupção.

Pesquisadores de universidades dos EUA, China e Reino Unido usaram dados de satélites, GPS e análises de rochas para entender o que acontece sob a cratera. O estudo identificou que o movimento de magma e gás está por trás dos sinais de agitação. O solo chega a subir 10 milímetros por ano – um número considerado elevado para esse tipo de atividade.

Apesar do risco, os cientistas afirmam que a chance de erupção é baixa. A preocupação se mantém porque o Uturuncu está sobre o maior corpo de magma conhecido na crosta terrestre.

Conheça as redes sociais do DCM:

⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo

?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line