Apoie o DCM

Wassef já impediu julgamento do HC que anulou quebra de sigilo de Flávio

Da Coluna de Juliana Dal Piva no UOL:

(…) Depois de meses longe dos holofotes, Frederick Wassef posou ao lado de Flávio para entrevistas em que os dois celebraram o resultado do julgamento do STJ. O que poucos sabem é que o defensor já impediu um julgamento sobre esse mesmo habeas corpus em outubro de 2019.

Em 3 de setembro daquele ano, Wassef foi ao STF (Supremo Tribunal Federal) pedir para paralisar a tramitação dos dois recursos apresentados para a 3ª Câmara Criminal do TJ-RJ (Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro) e que questionavam justamente a falta de fundamentação na decisão sobre a quebra de sigilo bancária e fiscal.

O sorteado para o caso foi o ministro Gilmar Mendes, que deferiu o pedido da defesa no dia 30 de setembro daquele ano. A partir dessa distribuição é que ele se tornou o relator do caso na Corte.

Na ocasião, Wassef apostava tudo no julgamento do STF que ia discutir a legalidade do compartilhamento de dados do Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) e da Receita Federal com os Ministérios Públicos, em novembro daquele ano. O advogado não queria ver outro recurso analisado antes.

(…)