Web detona Estadão após jornal chamar Moraes de “censor”

Na manhã desta sexta-feira (12), um editorial publicado pelo Estadão, criticou o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes. O jornal denominou Moraes como “censor” por conta de sua recente decisão contra o Telegram. “Alexandre de Moraes, o censor”, diz o título da matéria.
“As atribuições jurisdicionais do ministro não o autorizam a definir o que é ou não é desinformação, tampouco a dizer se determinado argumento distorce a discussão pública”, disse o editorial.
Recentemente, o ministro, que defende a implementação do PL 2630, popularmente conhecido com PL das Fake News, determinou ao aplicativo de troca de mensagens a remoção de uma publicação onde o mesmo criticou o projeto de lei. Em sua decisão, Moraes ameaçou suspender as atividades do Telegram caso o aplicativo não adotasse a medida.
Nas redes, a decisão do Estadão em classificar o ministro como “censor” repercutiu. O nome alcançou os Trending Topics do Twitter (ranking dos assuntos mais comentados da plataforma) após a polêmica:
O Estadão posa de liberal, não é!
Erra feio ao classificar como “censura” a atuação do ministro Alexandre de Moraes, não é!
O tabloide da Marginal Tietê sempre foi a voz do conservadorismo, flertou e continua a flertar com o fascismo.— Nilto Tatto ? O Ambientalista no Congresso ?? (@NiltoTatto) May 12, 2023
Se o Estadão se incomodou, estamos indo bem.
— Marllon Barros (@marllonbarrosbr) May 12, 2023
O Brasil tem uma grande dívida ao Alexandre de Moraes. Se não fosse ele o bolsorismo/burrismo já teria levando esse país para vala. E o estadão de novo se passando por isento dando voz para bolsonarento sem noção.
— Robsontadeuj2 (@robsontadeuj2) May 12, 2023
Eu AUTORIZO O MINISTRO ALEXANDRE DE MORAES
— Fernando (@FernandoNeiva11) May 12, 2023