Web reage a ausência de negros na posse de juízes do TRF-4: “É só o Brasil, mesmo”

Nesta sexta-feira (15), um vídeo da posse dos 30 novos juízes e juízas federais substitutos do TRF da 4ª Região, em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, viralizou nas redes sociais. Internautas ficaram espantados com o fato de não haver nenhum negro na gravação e deixaram comentários em tom de reflexão no X/Twitter.
“E a galera não consegue entender o poder das cotas nas faculdades públicas e nos concursos públicos. Pra tentar amenizar esse colossal abismo criado pela história”, pontuou um usuário do microblog identificado como Brocca.
“Todo mundo bem nutrido, bem criado. Serão esses os que vão decidir sobre a vida, o patrimônio, a liberdade e a dignidade das pessoas. Quase todos saídos do quarto direto para o gabinete. Daí você olhar na lista é tudo sobrenome gringo. Cadê os Silva, os Santos, os Souza? Não tem”, lamentou Luiz Claudio Machado.
Ao comentar o caso, uma internauta identificada apenas como Loirinha afirmou que mudou de opinião em relação à política de cotas com o tempo: “Sempre fui contra a política de cotas. Mas hoje entendo o espaço público como um local de pertencimento e representatividade. Não se trata de desmerecer o esforço dos aprovados, mas de permitir que a maioria da população, que é negra, se veja e se reconheça nos espaços de poder”.
Confira a repercussão:
Não há nenhuma reflexão, nada, nada.
É só o Brasil mesmo. pic.twitter.com/MFVMK3nFpo— um proletariado negro lutando pela liberdade (@viniallmeida_) December 15, 2023
E a galera não consegue entender o poder das cotas nas faculdades públicas e nos concursos públicos. Pra tentar amenizar esse colossal abismo criado pela história…
— Brocca (@TheBrocca) December 15, 2023
Colossal abismo. Jamais seremos uma nação rica com segregação racial
— Tiago Garrido (@garridotiago) December 15, 2023
Todo mundo bem nutrido, bem criado. Serão esses os que vão decidir sobre a vida, o patrimônio, a liberdade e a dignidade das pessoas. Quase todos saídos do quarto direto para o gabinete. Daí você olhar na lista é tudo sobrenome gringo. Cadê os Silva, os Santos, os Souza? Não tem.
— Luiz Claudio Machado (@profluizclaudio) December 15, 2023
"Assista sempre que bater o desânimo"
como assim? foi exatamente esse vídeo que me desanimou kkkkkkkk— Vini? (@KendramBenson) December 15, 2023
Quem entende o mínimo de estatística sabe o quanto é bizarra a falta de representatividade no Brasil.
— Luis Miguel (@LuisMMT92) December 15, 2023
Sempre fui contra a política de cotas. Mas hoje entendo o espaço público como um local de pertencimento e representatividade. Não se trata de desmerecer o esforço dos aprovados, mas de permitir que a maioria da população, que é negra, se veja e se reconheça nos espaços de poder.
— Loirinha (@LoirinhaIga) December 15, 2023
que porra é essa? é uma posse de juiz no norte da europa ou escandivávia?
— aline ?? (@riotbruise) December 15, 2023