Web relembra Ulysses Guimarães nos 60 anos do golpe: “Ódio e nojo à ditadura”

No dia em que o golpe militar completa 60 anos, diversos internautas relembraram o discurso de Ulysses Guimarães ao promulgar a Constituição de 1988.
Na ocasião, o então presidente da Assembleia Nacional Constituinte discursou sobre a promulgação da Constituição, que substituiu a legislação da ditadura e continua em vigor até os dias de hoje. Essa Constituição assegurou o voto direto para a chefia do país e proibiu a censura prévia a qualquer tipo de conteúdo.
Ao promulgar o texto, Guimarães fez um discurso duro, reconhecendo que a Constituição “certamente não é perfeita”, mas ressaltando que “o traidor da Constituição é um traidor da pátria”.
“Traidor da Constituição é traidor da pátria”, disse. “Quando, após tantos anos de lutas e sacrifícios, promulgamos o estatuto do homem, da liberdade e da democracia, bradamos por imposição de sua honra: temos ódio à ditadura. Ódio e nojo”.
Nas redes sociais, o assunto é um dos mais comentados. No X, antigo Twitter, a frase inesquecível “Ódio e nojo à ditadura” foi parar nos Trending Topics.
Confira:
"Traidor da Constituição é traidor da pátria."
Hoje, completam-se 60 anos do Golpe de 1964, que não deixemos nossa própria história cair no esquecimento, para que não venhamos a repetir os mesmos erros do passado no futuro.
ÓDIO e NOJO a ditadura, SEMPRE. pic.twitter.com/OITJucFhrp
— El Baianončić (HÉLÀ??)ᵉᶜᵛ? (@El_Baiano_) March 31, 2024
Ódio e Nojo pic.twitter.com/77M9PerDN9
— fã n⁰ 1 de Shaun, o Carneiro (@ReidoTrouxistao) March 31, 2024
“Traidor da Constituição é traidor da Pátria. Conhecemos o caminho maldito. Quando após tantos anos de lutas e sacrifícios promulgamos o Estatuto do Homem da Liberdade e da Democracia bradamos por imposição de sua honra. Temos ódio à ditadura. Ódio e nojo” pic.twitter.com/Abd60zKZue
— Jeff Nascimento (@jnascim) March 31, 2024
Ódio e nojo! Ditadura nunca mais! pic.twitter.com/L9OOjoXfGX
— Marcelinho Lula 13 ?? (@canseidonaro) March 31, 2024
Lembrando os 60 anos da ditadura pic.twitter.com/6HqJX4GUu4
— Rodolfo Salm ?????? (@rodosalm) March 31, 2024
TEMOS ÓDIO À DITADURA
ÓDIO E NOJO pic.twitter.com/tFWeyD5S0b
— Ricardo (@GiardiniNoronha) March 31, 2024