Apoie o DCM

Web resgata caso de intoxicação por metanol em Dr. House: “Não achava que seria útil”

Dr. House, protagonista da séria com seu nome. Foto: reprodução

Os recentes casos de intoxicação por metanol no Brasil fizeram usuários das redes sociais recordarem um episódio da série médica “House M.D.”. No primeiro capítulo da segunda temporada, o personagem principal trata um paciente envenenado com a substância utilizando uma solução inusitada. “No primeiro episódio da segunda temporada de House MD, o paciente é envenenado com metanol. E sabe como o Dr. House cura ele? Fazendo o paciente se embebedar mais ainda”, escreveu um usuário no X.

A cena específica foi detalhada por outro internauta. “Tem um episódio de House que o paciente tenta se matar ingerindo metanol do toner de impressora e o House cura ele dando 5 doses de tequila, dizendo que o etanol da bebida reagia com o metanol tirando sua toxicidade. Nunca pensei que essa informação seria útil um dia”, comentou. A associação ganhou força após o Ministério da Saúde confirmar 11 casos de intoxicação por metanol em São Paulo e outros 48 em investigação no país.

Apesar do tom descontraído, o procedimento mostrado na ficção possui base científica real. Na prática médica, o etanol é de fato utilizado como antídoto em casos de intoxicação por metanol, pois compete com a substância tóxica pela mesma enzima hepática, inibindo a formação de compostos perigosos. Contudo, o tratamento deve ser realizado exclusivamente em ambiente hospitalar, com dosagem controlada e acompanhamento médico rigoroso.

Entre os casos em investigação está o do rapper Hungria, internado em Brasília com suspeita de ter consumido bebida adulterada. O Ministério da Saúde monitora a situação e reforça que a automedicação ou a ingestão caseira de álcool como antídoto é extremamente perigosa e não deve ser tentada pela população.