Apoie o DCM

Rosa Weber mantém quebra de sigilo de Allan dos Santos

Allan dos Santos com as mãos cruzadas e na boca
Allan dos Santos – Foto: Reprodução

A ministra Rosa Weber, do STF, manteve a quebra dos sigilos telefônico, telemático, bancário e fiscal do blogueiro bolsonarista Allan dos Santos, do Canal Terça Livre, determinada pela CPI da Covid. A informação é do Conjur.

Com a decisão, os senadores também terão acesso a relatório de inteligência financeira sobre ele, a ser elaborado pelo Coaf.

Leia também

1; Filho de Bolsonaro fez homenagem a ex-funcionário que denunciou esquema

2; Fabricante da Ivermectina é proibida de anuncia remédio contra a Covid

Decisão

A ministra Rosa Weber afirma que os requerimentos que fundamentaram a medida fazem menção a indícios que, devidamente lidos no contexto mais amplo da investigação parlamentar, estão adequados ao objetivo de elucidar as ações e omissões do governo federal no enfrentamento da pandemia da Covid-19.

As razões que motivaram a quebra dos sigilos apontam Allan dos Santos como integrante do “grupo que influenciou fortemente na radicalização política adotada pelo Palácio do Planalto, interferindo e influenciando ações políticas por meio da divulgação de informações falsas em redes sociais”.

Defesa

No mandado de segurança, a defesa de Allan dos Santos sustentou que a medida é desproporcional e parte do princípio de que ele tenha exercido cargo público, quando sempre atuou na iniciativa privada.