William Waack erra informação sobre déficit em pergunta a Lula, que o corrige

Durante entrevista na CNN Brasil, William Waack atribuiu a Lula um déficit orçamentário que não existe. O jornalista disse que em 2010 o Brasil teve um déficit de 4,5%, mas a verdade é que o país registrou um superávit naquele ano.
Durante a conversa, o jornalista disse que o país passou de “passou de 3,5% de superávit primário para um déficit de 4,5%”. Waack ainda disse que esses “são os números”, mas o petista lembrou que os valores citados por ele estão errados e o jornalista prometeu checar os dados.
“Tivemos uma política voltada para criar superávits primários, ou seja, a capacidade de pagar, de criar o superávit sem considerar o pagamento de dívidas, isso foi se deteriorando já no seu segundo mandato. O senhor passou de 3,5% de superávit primário para um déficit de 4,5%”, afirmou.
Ao contrário do que disse o jornalista da CNN, as contas do governo federal, à época, apresentaram um superávit de R$ 14,44 bilhões em dezembro, levando o resultado de 2010 para o saldo positivo de R$ 78,96 bilhões. Segundo o Tesouro Nacional, o governo registrou um superávit de 2,16% do PIB, ficando acima da meta, que era de 2,15%.