“Xandão vermelho”: o medo de bolsonaristas com Flávio Dino no STF

Apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) estão divididos sobre o posicionamento a adotar em relação à indicação de Flávio Dino para o Supremo Tribunal Federal (STF). Um ato na avenida Paulista, em São Paulo, está previsto para dezembro, mas há dúvidas se realmente vai acontecer.
Reservadamente, muitos bolsonaristas admitem ter preocupação com a postura que Dino poderia adotar ao ocupar o cargo de ministro do STF, se tornando um “Xandão vermelho”, de acordo com a coluna Painel, do jornal Folha de S.Paulo.
Há considerações de que ele poderia ser uma versão agravada de Alexandre de Moraes: debochado, vingativo, sarcástico e, mais alarmante, identificado como comunista. Além disso, a percepção é que os esforços contrários à indicação podem ser em vão, dado que a aprovação é prevista.
Vale destacar que Dino foi indicado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao STF. A sabatina do ministro da Justiça e Segurança Pública está agendada para 13 de dezembro. A confirmação foi dada por Davi Alcolumbre, presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal, por meio de nota oficial.