Apoie o DCM

Xi Jinping comunica a Biden intenção de reunificar Taiwan

Xi Jinping, presidente da China e Joe Biden, presidente dos EUA. Foto: reprodução

Xi Jinping, presidente da China, comunicou ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, sua intenção de reunificar Taiwan à China, desmentindo previsões de invasão feitas por militares estadunidenses para os próximos anos, segundo a rede de televisão norte-americana NBC.

A suposta conversa ocorreu durante uma reunião bilateral em 15 de novembro, na Califórnia, à margem da Cúpula de Líderes da Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC).

O jornal ainda noticiou que Jinping teria solicitado a Biden uma declaração pública de apoio à reunificação pacífica de China e Taiwan, repudiando o movimento de independência da ilha. No entanto, a Casa Branca teria rejeitado tal pedido.

A declaração do líder chinês gerou preocupações nos EUA, uma vez que as conversas eram esperadas para diminuir as tensões geopolíticas entre as duas superpotências. O senador republicano Lindsey Graham expressou preocupação e anunciou planos para reforçar a defesa de Taiwan e impor sanções à China em caso de medidas para anexar a ilha.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link