Apoie o DCM

Youtuber de extrema-direita é proibido de estudar na UnB pelos próximos 6 anos

O youtuber de extrema-direita Wilker Leão. Foto: reprodução

O youtuber de extrema-direita Wilker Leão de Sá foi expulso da Universidade de Brasília (UnB) e ficará seis anos sem poder frequentar a instituição. A decisão foi tomada na última sexta-feira (6) com base na Instrução Normativa nº 01/2023, que trata dos processos disciplinares, conforme informações do Metrópoles.

“A medida deve ser cancelada após duração de seis períodos letivos regulares, se o autor da falta disciplinar não houver, nesse mesmo período, praticado nova falta disciplinar discente de qualquer natureza ou gravidade”, afirma a norma.

Entre as condutas atribuídas a Wilker estão gravar professores sem autorização, humilhar colegas por gênero e organizar protestos políticos dentro da universidade. Esses episódios, segundo a administração, motivaram a abertura do processo que resultou em sua expulsão.

A reitora Rozana Reigota Naves confirmou a decisão, que afasta o estudante de História de todas as disciplinas em que estava matriculado e o impede de frequentar qualquer espaço da UnB. A instituição destacou que a medida foi necessária diante da repetição de comportamentos que violaram regras internas e comprometeram o ambiente acadêmico.