Apoie o DCM

Youtuber do MBL é suspenso por mais 6 meses de aulas da UnB

Wilker Leão, youtuber do MBL, foi suspenso por mais 6 meses da UnB. Foto: reprodução

A Universidade de Brasília (UnB) decidiu prorrogar por mais 60 dias a suspensão do youtuber Wilker Leão, afastando-o de todas as disciplinas e proibindo sua presença no campus. A medida, assinada pela reitora Rozana Reigota Naves nesta segunda-feira (24), ocorre após o influenciador ter sido punido em dezembro de 2024 por gravar aulas sem autorização e divulgar o conteúdo no YouTube para gerar polêmica e monetização.

Wilker, filiado ao Movimento Brasil Livre (MBL) e que possui 905 mil inscritos em seu canal, já havia sido suspenso por perturbar o andamento das aulas e supostamente vazar dados de colegas. Em redes sociais, ele alega perseguição: “[O processo] foi feito sem sequer me dar direito ao contraditório e à ampla defesa”. A UnB sustenta que suas ações, incluindo interrupções intencionais para criar conteúdo viral, prejudicam o ambiente acadêmico.

As polêmicas envolvendo o youtuber começaram em 2022, quando ele se envolveu em um conflito com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Na UnB, os problemas se intensificaram em 2024, com professores registrando boletins de ocorrência por gravações não autorizadas e distorção de falas em vídeos. Apesar de advertências e um termo de compromisso, Wilker manteve a prática de filmar aulas para alimentar seu canal.

A universidade afirma que a decisão visa preservar o direito à imagem de docentes e alunos, além de garantir o bom funcionamento das atividades. Wilker tem 10 dias para se manifestar sobre a punição, que pode se tornar definitiva dependendo do desfecho do processo disciplinar.

Conheça as redes sociais do DCM:
⚪️Facebook: https://www.facebook.com/diariodocentrodomundo
?Threads: https://www.threads.net/@dcm_on_line