Apoie o DCM

Youtuber Nilce Moretto declara “voto útil” em Lula

Youtuber Nil Moretto. Foto: Reprodução/Youtube

A youtuber Nilce Moretto, do canal Coisa de Nerd, publicou neste sábado (10) uma sequência de tuítes justificando seu voto no ex-presidente Lula (PT) e criticando o candidato à presidência Ciro Gomes (PDT). “O erro de não parar Bolsonaro vai ser impagável. É desesperador a galera se comportar como quem não entende que essa não é uma eleição normal, ou equiparar Lula e Bolsonaro. Não são iguais. ‘Bozo’ é perigoso demais e dar mais tempo pra ele é um risco imenso”, escreveu.

A youtuber comentou as respostas de eleitores do Ciro: “Vários ciristas que não me seguem chegando na conversa. Não vou responder um por um. Meu posicionamento é explícito desde o início da campanha. Vou repetir aqui: Se houvesse chance de Ciro tirar Bozo do 2º turno, eu votaria nele. Se não houvesse, e não há, meu voto seria útil em Lula”.

Segundo a pesquisa Datafolha divulgada na última sexta-feira (9), Lula manteve o índice de 45% das intenções de votos, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 34%. Ciro segue na terceira posição, com 7%, seguido por Simone Tebet (MDB), com 5%. Ambos estão empatados na margem de erro. 

Votos brancos e nulos somam 4%, e indecisos são 3%. Entre os demais candidatos, a única a chegar a 1% foi Soraya Thronicke (União Brasil).

Ela comentou que, apesar de crítica ao PT, não foi “mordida pelo antipetismo irracional que está cegando uma galera aí”. “Entendo que, mais do que nunca, baseado nas experiências internacionais onde o fascismo foi derrotado, o campo democrático deveria ter se unido fortemente desde o início. Não rolou. Esperei Ciro se viabilizar. A campanha adotou estratégia errada”.

“Tenhamos consciência de que a capacidade de se viabilizar é uma competência do candidato. O candidato precisa, e agora mais q nunca, ser hábil em construir alianças e se viabilizar. Isso me parece bem primário. Se a pessoa não se viabilizou até agora… Desculpa, gente, mas não vai”, criticou. 
“E digo isso com tristeza. Não deveria ser tão difícil tirar votos do Bolsonaro, um facínora, ignorante e misógino. É uma pena, de verdade que se tenha insistido num discurso infrutífero e numa estratégia furada. Mas torço sinceramente pra não ser o fim desse projeto”. 

“Eu tenho horror ao bolsonarismo. Enxergo o bolsonarismo como uma infecção que apodrece o toca. Diante dessa infecção, pra manter o paciente vivo, eu tenho clareza de que não dá pra titubear. Eu sei que o bolsonarismo não vai morrer, mas a gente tem que ganhar tempo”, finalizou.

Veja o início da thread:

Participe de nosso grupo no WhatsApp,clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link