Zambelli diz que vai desobedecer proibição do TSE a armas no dia das eleições

Carla Zambelli prometeu desobedecer determinação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que proibiu o porte de armas no dia da eleição. A deputada bolsonarista disse que não vai respeitar decisão da corte porque não sabe “quem vai garantir sua segurança” e chamou Alexandre de Moraes, que preside o tribunal, de “vossa excrecência”.
“Quero saber quem vai garantir minha segurança no dia das eleições, se você está passando recibo de que o cidadão de bem estará desarmado no dia 02/10. Tenho porte federal e não deixarei minha pistola em casa, porque vossa excrecência não tem como garantir nada”, desafiou.
Alexandre de Moraes, quero saber quem vai garantir minha segurança no dia das eleições, se você está passando recibo de que o cidadão de bem estará desarmado no dia 02/10.
Tenho porte federal e não deixarei minha pistola em casa, pq vossa excrecência não tem como garantir nada!
— Carla Zambelli (@Zambelli2210) September 3, 2022
Estão proibidas armas de fogo nos locais de votação nas 48 horas antes e 24 horas depois do dia da votação. O porte não será permitido no perímetro de 100 metros das seções eleitorais.
A decisão foi tomada por unanimidade nesta terça (30) e o relator do caso, Ricardo Lewandonski, alegou que “armas e votos não se misturam”. Segundo o magistrado, a medida tem como objetivo proteger o exercício do voto de qualquer ameaça.
Só serão permitidos portar armamento os integrantes de segurança em serviço ou os agentes autorizados e convidados pela Justiça Eleitoral.