Zambelli e Janaina chutadas: saiba quem o Republicanos quer no Senado

Foto: Reprodução/Globo
José Luiz Datena (PSC) está sendo rejeitado pelo Republicanos, podendo levá-lo a desistir de concorrer ao cargo de senador na chapa de Tarcísio de Freitas. Caso o apresentador desista oficialmente, o que não será nenhuma surpresa, o partido do pré-candidato ao governo de São Paulo tem um plano B: Paulo Skaf (MDB). A informação é da Folha de S.Paulo.
Desta forma, Janaina Paschoal (PRTB) e Carla Zambelli (PL) seriam chutadas. A deputada estadual é pré-candidata ao Senado, independentemente do apoio do presidente Jair Bolsonaro (PL). Já a deputada federal tem articulado para ocupar o posto de Datena.
O apresentador da Band tem o apoio de Bolsonaro e Tarcísio, mas sofre resistência dos bolsonaristas. Ele já assumiu que, caso a rejeição continue alta, ele retirará a pré-candidatura. “Já é difícil disputar uma eleição contra inimigos. Agora, contra fogo amigo também, não dá”, disse o jornalista na semana passada. “Desse jeito, a política vai desistir de mim mais uma vez”, acrescentou para a jornalista Mônica Bergamo.
Lideranças do Republicanos trabalham internamente para que Datena saia do páreo e abra caminho para Skaf. Eles nem cogitam Janaina Paschoal, porque a consideram “independente” demais. Já Zambelli é vista como exageradamente “fiel” ao presidente Jair Bolsonaro.
Skaf é tratado como “meio termo”, além de ter menor rejeição entre os bolsonaristas e possui maior experiência política.