Zambelli entrega apartamento à Câmara com 11 dias de atraso e leva multa

A defesa da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP) entregou, nesta terça-feira (15), as chaves do apartamento funcional ocupado pela parlamentar e sua família em Brasília. A devolução ocorreu após o vencimento do prazo oficial em 4 de julho e foi feita à Quarta Secretaria da Câmara pelo advogado Fabio Pagnozzi. Devido ao atraso, a bolsonarista terá de pagar mais de R$ 7 mil em multa.
Ele afirmou que o imóvel, localizado na Asa Sul, foi devolvido em bom estado e que, caso haja cobrança de multa, ela será quitada sem objeções. Zambelli está na Itália desde o fim de maio, após ser condenada pelo Supremo Tribunal Federal a dez anos de prisão por envolvimento no ataque hacker ao Conselho Nacional de Justiça.
A deputada também foi considerada inelegível por oito anos. Apesar da fuga, ela mantém o mandato oficialmente ativo, mas está licenciada. A defesa alega que a parlamentar só tomou conhecimento do prazo de entrega do imóvel após uma reportagem revelar a ocupação irregular do local por seus familiares.
A tentativa dos advogados de isentá-la de penalidades baseia-se na alegação de que Zambelli teria feito melhorias no apartamento, além do fato de que o suplente Coronel Tadeu (PL-SP), que assumiu sua vaga, optou por se hospedar em hotel. A Câmara, no entanto, possui regras rígidas sobre a devolução dos imóveis, destinados exclusivamente a parlamentares em exercício.