Zema recusa convite para participar de eventos com Lula em MG

O governo Lula (PT) convidou, mas o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), confirmou que não estará presente nos compromissos do presidente no estado nesta semana. Lula visitará Contagem na quinta-feira (27) e Belo Horizonte e Juiz de Fora na sexta-feira (28).
Zema informou, por meio de sua assessoria, que já tinha compromissos marcados em cidades do norte do estado e será acompanhado pelo vice-governador, Matheus Simões (Novo). Um secretário estadual representará o governo de Minas na visita presidencial.
No início da semana, em entrevista a emissoras de rádio, Zema se disse “surpreso” com a notícia da visita presidencial, afirmando não ter sido informado sobre os eventos até então. A última visita de Lula a Minas, em abril, gerou uma disputa entre o governo federal e Zema, que alegou não ter sido convidado, enquanto o cerimonial da Presidência afirmou ter entrado em contato com o gabinete do governador, que teria confirmado sua ausência.
A visita de Lula a Minas Gerais visa fortalecer as principais pré-candidaturas do PT no estado e aliviar críticas de aliados locais. Em Contagem e Juiz de Fora, as prefeitas Marília Campos e Margarida Salomão concorrem à reeleição. Ambos os municípios são os mais importantes administrados pelo PT em Minas Gerais.