Estadão espalha fake news de que Gustavo Petro foi das Farc

Atualizado em 19 de junho de 2022 às 23:59
Petro
Gustavo Petro é o novo presidente da Colômbia
Foto: Reprodução

Gustavo Petro, é um ex-combatente de guerrilha que promete “democratizar” a economia do país. Eleito como novo presidente da Colômbia, colocando a esquerda pela primeira vez no governo do país, o candidato foi alvo de fake news pelo Estado de S.Paulo, o Estadão.

Em publicação no Twitter, o jornal anunciou candidato do Pacto Histórico teve 50,49% dos votos, superando o populista de direita Rodolfo Hernández, que recebeu 47,25% dos votos. Além disso, afirmou também que Petro é um ex-guerrilheiro das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia), o que é falso.

Gustavo Petro nasceu na cidade de Ciénaga de Oro, na província de Córdoba, em 19 de abril de 1960. Dez anos depois, no dia do seu aniversário, aconteceu uma eleição supostamente fraudada pela ala conservadora da Colômbia. Isso mobilizou a criação do grupo guerrilheiro Movimento 19 de Abril, conhecido como M-19.

Aos 17 anos, Petro entrou no M-19 e sua participação no grupo marca toda a sua carreira política. Em 2016, apoiou as negociações levadas adiante por Juan Manuel Santos e o acordo firmado com as Farc.

Na trajetória como congressista e prefeito, foi um duro opositor do uribismo e do enfrentamento armado às guerrilhas. Prometeu, na campanha, que reabriria o diálogo com o ELN (Exército de Libertação Nacional), suspenso por Duque.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link