Estadão sai em defesa do teto de gastos e ataca Lula em editorial

Atualizado em 13 de maio de 2022 às 6:59
Lula promete acabar com teto de gastos
Ex-presidente Lula
Foto: Reprodução

O jornal Estado de S.Paulo divulgou um novo editorial nesta sexta-feira (13) atacando o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O “piti” da vez é em relação ao posicionamento do petista sobre o teto de gastos, ação tomada após o golpe de Michel Temer (MDB) com o Centrão.

Na última quinta-feira (12), em evento feito em Juiz de Fora (MG), Lula avisou que dará um ponto final com o teto de gastos. A explicação do líder das pesquisas é que responsabilidade fiscal é feita com o crescimento econômico. Na avaliação dele, as receitas crescem mais que as despesas quando é feito um bom governo.

Ele destacou que foi exatamente que fez quando era presidente do Brasil. Foi no governo do PT que o país se tornou a sexta maior economia do mundo. Atualmente, a posição dos brasileiros é apenas a 15ª.

“O ex-presidente, ao que parece, tem uma resposta mágica. No Twitter, Lula reafirmou seu descompromisso com a responsabilidade fiscal e indicou qual será, caso seja eleito, a receita de sua poção milagrosa”, diz trecho do editorial.

“Uma coisa é Lula dizer que acabará com o teto de gastos se for eleito. Outra é conseguir, de fato, alterar a Constituição. Preocupa, no entanto, que os dois atuais favoritos nas pesquisas de intenção de voto para presidente, malgrado as acentuadas diferenças ideológicas, coincidam na rejeição ao teto”, afirma outra parte do texto.

Por fim, o jornal “convoca” as “forças moderadas” para se unir e “convencer o eleitor de que a irresponsabilidade fiscal não é solução”.

Clique aqui para se inscrever no curso do DCM em parceria com o Instituto Cultiva

Participe de nosso grupo no WhatsApp clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link