Estadão transforma em denúncia piada feita por Lula com Janja

Atualizado em 20 de dezembro de 2023 às 11:55
Janja participa de live com Lula — Foto: Reprodução/Canal Gov

Em transmissão ao vivo durante o podcast “Conversa com o presidente” nesta terça feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) brincou, dizendo que, se suas vitórias fossem devido à “sorte”, como alguns sugerem, então o povo deveria elegê-lo por tempo indeterminado.

Ao lado de Janja, enquanto discutia seu bem-estar físico e emocional, Lula se mostrou contente “com a vida, com a parceira e com o seu mundo”, reforçando a consciência das falhas e virtudes de sua gestão.

“Se é verdade que eu tenho sorte, o povo deveria me eleger para sempre”, expressou o presidente, ressaltando a importância do seu papel no momento histórico do Brasil e rebatendo a ideia de que suas conquistas se devam apenas à sorte. Ele também enfatizou a necessidade do país por boa sorte.

Por sua vez, o jornal Estadão, como de costume, interpretou a declaração de Lula da maneira que achou melhor, favorecendo sua própria perspectiva editorial, em uma matéria intitulada “Lula falou em se ‘eleger para sempre’; veja cinco países em que os presidentes ‘não saem’ do poder”.

O texto contextualizou a fala com exemplos de líderes em países onde a democracia foi corrompida, permitindo que presidentes permanecessem no poder por períodos extensos ou indefinidos.

A abordagem, ao denunciar e comparar a piada com situações de regimes autoritários, não teve o resultado esperado e gerou debates sobre a representação de declarações políticas pelo jornal. Com diversas críticas, o Estadão chegou nos assuntos mais comentados do X, antigo Twitter. Confira a repercussão abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link

Victor Dias, 23. Jornalista. Trabalha no DCM desde 2020. Amante de esportes, política, degustação de comidas, musculação, filmes e series. Gosta de viajar e jogar tênis nas horas vagas, além de editar vídeos e participar de campeonatos competitivos de FIFA, desde 2017.