Estadão transforma em denúncia piada feita por Lula com Janja

Atualizado em 20 de dezembro de 2023 às 11:55
Janja participa de live com Lula — Foto: Reprodução/Canal Gov

Em transmissão ao vivo durante o podcast “Conversa com o presidente” nesta terça feira (19), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) brincou, dizendo que, se suas vitórias fossem devido à “sorte”, como alguns sugerem, então o povo deveria elegê-lo por tempo indeterminado.

Ao lado de Janja, enquanto discutia seu bem-estar físico e emocional, Lula se mostrou contente “com a vida, com a parceira e com o seu mundo”, reforçando a consciência das falhas e virtudes de sua gestão.

“Se é verdade que eu tenho sorte, o povo deveria me eleger para sempre”, expressou o presidente, ressaltando a importância do seu papel no momento histórico do Brasil e rebatendo a ideia de que suas conquistas se devam apenas à sorte. Ele também enfatizou a necessidade do país por boa sorte.

Por sua vez, o jornal Estadão, como de costume, interpretou a declaração de Lula da maneira que achou melhor, favorecendo sua própria perspectiva editorial, em uma matéria intitulada “Lula falou em se ‘eleger para sempre’; veja cinco países em que os presidentes ‘não saem’ do poder”.

O texto contextualizou a fala com exemplos de líderes em países onde a democracia foi corrompida, permitindo que presidentes permanecessem no poder por períodos extensos ou indefinidos.

A abordagem, ao denunciar e comparar a piada com situações de regimes autoritários, não teve o resultado esperado e gerou debates sobre a representação de declarações políticas pelo jornal. Com diversas críticas, o Estadão chegou nos assuntos mais comentados do X, antigo Twitter. Confira a repercussão abaixo:

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link

Entre em nosso canal no Telegram,clique neste link