Estadia de Bolsonaro na embaixada teve o aval do governo Orbán, crê Itamaraty

Atualizado em 25 de março de 2024 às 23:52
Imagem em preto e branco de Jair Bolsonaro na embaixada da Hungria
Jair Bolsonaro na embaixada da Hungria – Reprodução

Na tarde desta segunda-feira (25), representantes do Ministério de Relações Exteriores e do Palácio do Planalto expressaram insatisfação com as explicações fornecidas pelo embaixador húngaro no Brasil, Miklós Halmai, sobre a estadia do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Embaixada da Hungria por duas noites consecutivas em fevereiro.

De acordo com o g1, o governo brasileiro sugere que a ação do embaixador contou com o aval de Budapeste, destacando a relação de aliado entre o presidente húngaro, Victor Orban, e Bolsonaro. “Ninguém faz isso à revelia do governo central”, afirmou um diplomata graduado.

Halmai foi convocado pelo Itamaraty para esclarecer o episódio e se reuniu com a embaixadora Maria Luisa Escorel, secretária de Europa e América do Norte da pasta, por cerca de 20 minutos. Segundo fontes, suas explicações foram breves e evasivas, sugerindo que receber visitantes na embaixada é uma prática comum e que há uma relação de amizade entre Orban e Bolsonaro.

No entanto, autoridades diplomáticas brasileiras contestam essa versão, afirmando que não é praxe diplomática tal situação. Além disso, observam que o discurso do embaixador pareceu coordenado com a defesa de Bolsonaro, levantando suspeitas de um “jogo combinado”.

Embora as explicações tenham sido consideradas insuficientes, o Itamaraty enfatiza que a convocação serviu para mostrar desaprovação à acolhida de Bolsonaro na embaixada.

A defesa de Bolsonaro, por sua vez, confirmou que o ex-presidente foi convidado para ficar dois dias na embaixada, destacando que durante esse período ele manteve contato com autoridades húngaras para discutir assuntos de interesse mútuo.

A Polícia Federal (PF) irá investigar as circunstâncias da visita de Bolsonaro à embaixada, lembrando que ele não pode ser preso em uma representação estrangeira, pois esses locais estão fora da jurisdição das autoridades locais.

Siga nossa nova conta no X, clique neste link

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link