Estados Unidos fornecerão arma proibida por mais de 100 países à Ucrânia

Atualizado em 7 de julho de 2023 às 17:24
O presidente dos EUA, Joe Biden, e o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, participam de uma coletiva de imprensa em Kiev em 20 de fevereiro de 2023. Foto: Dimitar Dilkoff/AFP

O presidente dos EUA, Joe Biden, aprovou o fornecimento de bombas de fragmentação, também conhecidas como bombas cluster, para a Ucrânia. Oficialmente, isso será anunciado na sexta-feira (7), segundo vários meios de comunicação mundiais, citando representantes do Pentágono.

Segundo informações divulgadas pela agência AFP, o acordo prevê o fornecimento de milhares de projéteis dos estoques do próprio Departamento de Defesa dos Estados Unidos, no valor de até US$ 800 milhões.

A Ucrânia vem solicitando o fornecimento deste tipo de armamento aos Estados Unidos desde dezembro de 2022, alegando que a Rússia também faz uso das munições cluster contra os ucranianos no campo de batalha.

Em junho, a porta-voz do Pentágono, Laura Cooper, em discurso ao Congresso, afirmou que “em termos de eficácia no campo de batalha, acreditamos que isso [o uso de munições cluster pela Ucrânia] seria útil”.

A administração Biden vinha hesitando durante meses em relação à transferência de munições cluster para a Ucrânia, considerando que há uma convenção internacional assinada por mais de 100 países que proíbe o seu uso, embora os próprios EUA, Rússia e Ucrânia não sejam signatários do documento.

As munições cluster geralmente liberam um grande número de pequenas submunições explosivas que se espalham por uma ampla área, colocando em risco a vida de civis.

Eles são especialmente perigosos quando usados ​​em áreas densamente povoadas, mas podem ameaçar a vida de civis por muitos anos após o fim da guerra, permanecendo intactos devido ao alto índice de falhas.

Publicado no Brasil de Fato

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clicando neste link
Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link