Estatuto do Novo pode barrar filiação de Dallagnol; entenda

Atualizado em 27 de setembro de 2023 às 15:27
O ex-procurador e ex-deputado Deltan Dallagnol

O ex-deputado Deltan Dallagnol pode ter sua filiação ao Novo barrada pelo próprio regimento interno do partido, que impede membros com ficha suja ou que tenham algum problema com seus direitos políticos. Ele comunicou sua saída ao Podemos e já marcou sua filiação à nova sigla para o próximo sábado (30). A informação é do jornal O Globo.

O Novo diz ser “um partido formado por cidadãos ficha-limpa” e seu estatuto prevê a admissão de “todo brasileiro eleitor no pleno gozo dos direitos políticos”. Dallagnol foi condenado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e cassado em maio deste ano com base na Lei da Ficha Limpa.

Um outro trecho do estatuto ainda pode gerar complicações à filiação de Dallagnol ao Novo. “Não será admitido como filiado o requerente que tenha sido condenado por sentença transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, por violação à legislação eleitoral, especialmente quando relacionada ao abuso de poder político e econômico”, diz o documento.

Além da cassação, o ex-deputado e ex-procurador também foi condenado por abuso de poder em ações da Lava Jato, como o caso do Powerpoint.

Dallagnol deve se filiar ao partido no domingo, durante encontro nacional da sigla. O evento deve marcar uma mudança de identidade visual da sigla, que terá até mesmo o logo alterado. O objetivo, segundo membros da legenda, seria dar mais um passo à direita e se afastar das diretrizes criadas por João Amoêdo, um de seus fundadores.

Participe de nosso grupo no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link