Estudantes do 3º ano vão receber auxílio financeiro para fazer o Enem, diz Camilo Santana

Atualizado em 16 de janeiro de 2024 às 15:03
O ministro da Educação, Camilo Santana. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que estudantes do terceiro ano vão receber auxílio financeiro para participar do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio). A iniciativa faz parte do programa Pé-de-Meia e foi anunciada em coletiva de imprensa nesta terça (16).

“O programa, posso adiantar aqui, terá também o incentivo quem fizer o Enem. Então isso vai ser uma forma de estimular o jovem regular do Ensino Médio, que vai receber esse auxílio financeiro nos três anos do Ensino Médio, mas no último ano, no terceiro ano, ele vai receber um percentual, um valor para fazer a prova do Enem”, afirma.

O anúncio ocorreu durante coletiva em que foram divulgadas oficialmente as notas do Enem 2023. Dados apontam que cerca de metade dos estudantes do Ensino Médio não fizeram as provas: apenas 1 milhão (50,8%) dos 2 milhões de jovens matriculados prestaram o exame.

Estudante faz prova do Enem. Foto: Reprodução

“Metade dos jovens que estão concluindo o Ensino Médio não fez o Enem. Precisamos saber o motivo disso e reverter esses números”, prosseguiu o ministro. Ele defende que os estudantes sejam convencidos a participar do exame.

“O Enem é a porta, a oportunidade que ele tem de acessar o ensino superior brasileiro, então não há motivo para o jovem não fazer o Enem, independente do resultado que ele vai alcançar”, avalia.

O programa “Pé-de-Meia” prevê bolsas para incentivar a permanência de estudantes do ensino médio em escolas. O Ministério da Fazenda destinou R$ 6,1 bilhões ao fundo que financiará o projeto e o ministro avalia que os pagamentos devem começar em março deste ano.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link