Estudantes protestam e evento com Dallagnol é cancelado na UFPR

Atualizado em 17 de novembro de 2023 às 12:47
O ex-procurador e deputado cassado Deltan Dallagnol. Foto: Agência Câmara

Um evento com o ex-procurador da Lava Jato e deputado cassado Deltan Dallagnol na Universidade Federal do Paraná (UFPR) foi suspenso após protesto de estudantes. Ele participaria de um debate sobre “a liberdade de expressão e o combate a corrupção”, mas foi barrado após movimento do DCE (Diretório Central dos Estudantes).

Os alunos da UFPR vinham organizando um ato contra o Dallagnol para “mostrar que fascista não tem vez”, segundo mensagens que circularam em grupos de WhatsApp. A universidade afirmou que havia “risco de tumulto e violência nas dependências do prédio histórico” ao justificar o cancelamento do evento a estudantes.

O Setor de Ciências Jurídicas da UFPR também alegou que a realização do evento dependia da confirmação de um docente como responsável pelo evento mas nenhum professor queria assumir a responsabilidade. “O referido Setor informa que não recebeu a confirmação por um docente da Faculdade que o mesmo se responsabilizaria pelo evento e que acompanharia o desenvolvimento”, afirmou a assessoria da instituição.

Faculdade de Direito da UFPR. Foto: Divulgação

A universidade ainda alegou que o evento foi anunciado “sem qualquer autorização ou confirmação, por parte da Direção, de reserva do Salão Nobre ou de outra sala do Setor de Ciências Jurídicas”.

O DCE comemorou o cancelamento do evento e afirmou que “após muita pressão do movimento estudantil, a direção do Setor de Ciências Jurídicas retirou a reserva do auditório e impediu a realização do evento”.

Dallagnol, que é egresso do curso de Direito da UFPR, disse que foi “barrado e censurado”. “Fico decepcionado ao ver isso acontecendo na UFPR, minha própria universidade”, afirmou o ex-procurador, dizendo que “a esquerda tomou conta” da instituição.

Participe de nosso canal no WhatsApp, clique neste link

Entre em nosso canal no Telegram, clique neste link