
Um relatório entregue a líderes da oposição neste fim de semana detalha o monitoramento de um mês da campanha digital conduzida pelo governo e pelo PT em defesa da justiça tributária e contra os super-ricos. O estudo analisou 41 mil publicações realizadas entre os dias 5 de junho e 4 de julho, com foco na mobilização digital nas redes sociais, conforme informações do colunista Lauro Jardim, do Globo.
A análise, realizada pela empresa PLTK, do marqueteiro Paulo Nobel, apontou que alguns perfis da esquerda foram os principais responsáveis por impulsionar a campanha. O destaque foi o perfil @LulaPTnosTrends, “que promoveu tuítaços com hashtags como #LulaEuVoteiEmVocê e ataques ao Congresso”.
A postagem com maior repercussão do perfil dizia: “Não deixe os mamateiros do congresso sem resposta! Vamos juntos com Lula por Justiça Fiscal!”
Não deixe os mamateiros do congresso sem resposta!
Vamos juntos com Lula por Justiça Fiscal!
Use muito
PIOR CONGRESSO DA HISTÓRIA#LulaEuVoteiEmVocê pic.twitter.com/rMwB4xwMLC— Lula PT nos Trends (@LulaPTnosTrends) July 4, 2025
Outros perfis que se destacaram na defesa do governo e na disseminação de mensagens foram @PTnoSenado, @jandira_feghali e @ThiagoResiste, além de @pastorhenriquev e @analise2025, ambos fortes nas frases de efeito e mobilização rápida.
A campanha ganhou força especialmente após a Câmara dos Deputados derrubar o decreto do governo Lula (PT) que previa o aumento da alíquota do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), o que gerou forte reação nas redes.
O levantamento destaca que “embora sustentada pela narrativa de justiça fiscal, a ação priorizou o confronto político e a pressão pública sobre o Congresso, gerando grande visibilidade, mas também elevados índices de rejeição”.
Um ponto central foi o uso de vídeos gerados por inteligência artificial: “Um dos aspectos mais marcantes dessa estratégia foi a adoção de vídeos gerados por inteligência artificial, que deram escala e velocidade à comunicação — mas, ao mesmo tempo, reforçaram a percepção de artificialidade e possivelmente contribuíram para a onda de críticas identificadas durante o monitoramento.”
O relatório conclui: “A campanha evidencia que a esquerda está acordada, organizada e com capacidade técnica para ativar suas redes com rapidez, escala e consistência — especialmente quando se trata de disputas simbólicas e mobilização política nas plataformas digitais.”